Especialidades

Fisioterapia Respiratória

A fisioterapia respiratória é uma especialidade que tem como objetivo melhorar a ventilação e a expansão pulmonar, mobilizar secreções, melhorar a oxigenação do sangue, diminuir o esforço respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações.

É um tratamento realizado através de exercícios, manuseios e aparelhos específicos que podem ser utilizados para pacientes com problemas respiratórios agudos ou crônicos de forma preventiva ou curativa.

As principais atuações da fisioterapia no HDP são:

 
  1. Fisioterapia Respiratória

Esse tratamento é indicado para todas as idades e se mostra especialmente eficaz em casos de pneumonias, bronquites, bronquiolites, asma, além de ser um suporte vital no pós-operatório e após internações hospitalares. Através de técnicas e equipamentos específicos, a fisioterapia auxilia respirar melhor, eliminar secreções das vias aéreas de forma mais eficaz, contribuindo significativamente para uma recuperação mais rápida.

  1. Método Reequilíbrio Tóraco Abdominal (RTA)

Técnica de conceitos inovadores que não se trata apenas de uma abordagem fisioterapêutica mas de uma filosofia de cuidado integral que compreende a importância da respiração não apenas para a saúde respiratória mas para o bem-estar global do indivíduo. No RTA avaliamos não só os pulmões mas também o sistema muscular envolvido na respiração, na postura e no movimento, ao integrar esses elementos o RTA promove uma respiração mais eficiente reduzindo o esforço muscular respiratório, melhorando a funcionalidade do indivíduo na realização de suas atividades.

Principais benefícios – Redução do esforço respiratório / Remoção de secreções pulmonares e das vias aéreas superiores / Reexpansão de áreas com componentes restritivos / Reestruturação da postura e da coordenação entre a respiração e as atividades sensório motoras.

  1. Reabilitação pulmonar

O programa de reabilitação pulmonar do HDP tem como proposta ajudar pacientes com dificuldades respiratórias melhorar sua qualidade de vida de forma significativa.

Principais benefícios: Redução dos sintomas da doença para pacientes que sofrem de condições como DPOC, asma, fibrose pulmonar e hipertensão pulmonar / Aumentar a resistência física e diminuir a sensação de fadiga e falta de ar / Melhorar a qualidade de vida através do manejo do estresse e técnicas de respiração.

  1. Pré-operatórios

O Fisioterapeuta desempenha um importante papel atuando junto à equipe multidisciplinar no período pré e pós-operatório de diversas cirurgias, com o objetivo de preparar os músculos respiratórios, melhorar a expansão dos pulmões, aumentar a oxigenação e preparar o paciente para fazer a cirurgia sem desestabilizar a parte respiratória. Dentre as condutas estão: Orientações de exercícios ventilatórios  / Treino da musculatura respiratória / Manuseios de higiene brônquica em pacientes com doenças respiratórias / técnicas de conservação de energia / Orientações intra hospitalar e pós-operatórias.

  1. Teste de Caminhada de 6 minutos (TC6)

O TC6 visa monitorar a capacidade física e quantificar a resposta aos tratamentos em pacientes com doença pulmonar ou cardíaca, sendo, consequentemente, uma medida da sua qualidade de vida. Avalia ainda as respostas globais e integradas dos sistemas respiratório e cardiovascular. Trata-se de uma medida útil da capacidade funcional e tem sido amplamente utilizado.