O Blog

Fumar charuto e cachimbo aumenta a mortalidade e piora a saúde respiratória, aponta estudo.

Um estudo recente publicado na revista Thorax revelou que o uso de charutos e cachimbos está associado a uma menor metilação do gene repressivo do receptor de hidrocarbonetos arílicos (AHRR), o que está ligado a um aumento da mortalidade e a piores desfechos de saúde respiratória.
Principais descobertas:
A metilação reduzida do gene AHRR foi observada em participantes que relataram uso exclusivo de produtos de tabaco não-cigarro, uso exclusivo de cigarros e uso combinado de ambos.
Entre os usuários exclusivos de produtos de tabaco não-cigarro, a metilação reduzida do gene AHRR foi associada a um aumento dos sintomas respiratórios e a uma maior mortalidade por todas as causas.
Metodologia:
▪ Dados de quatro cortes populacionais foram analisados, abrangendo participantes recrutados entre 1985 e 2002.
▪ A exposição ao tabaco foi avaliada por meio de questionários de tabagismo.
▪ A metilação do gene AHRR foi medida no DNA dos leucócitos do sangue periférico.
▪ A função pulmonar e os sintomas respiratórios foram avaliados no momento das medições de metilação e em visitas subsequentes.
Como resultado, entre os 8252 adultos participantes (idade média de 56,7 anos, 58,1% mulheres, 40,6% negros), 58,9% usavam cigarros e 7,7% usavam produtos de tabaco não-cigarro.
O uso exclusivo de produtos de tabaco não-cigarro foi associado a uma menor metilação do gene AHRR, embora em menor grau do que o uso exclusivo de cigarros.
Ou seja, fumar charutos e cachimbos está independentemente associado a uma menor metilação do gene AHRR em uma coorte (??) multiétnica de adultos nos EUA.
A metilação reduzida do gene AHRR pode identificar usuários de tabaco não-cigarro com maior risco de desfechos adversos relacionados ao tabagismo.
👉 Cuide da sua saúde respiratória! Evite o uso de qualquer tipo de tabaco.
Fonte: https://thorax.bmj.com/content/early/2024/07/20/thorax-2023-220731

COMPARTILHE