O Hospital do Pulmão (HDP) foi reconhecido como importante parceiro da cidade de Blumenau no combate à Covid-19 e nos esforços de vacinação. A instituição de saúde, que é referência no atendimento, tratamento a doenças respiratórias e imunização, recebeu agradecimento da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) pela ajuda ao município. O HDP disponibilizou durante todo o período que fosse necessário um ultra refrigerador, que integra sua unidade de imunização, para abrigar doses das vacinas da Pfizer na cidade.
O equipamento, de última geração, permite a armazenagem de imunizantes a temperaturas de até -90º. “Foram momentos de incerteza quanto à possibilidade de receber e acondicionar corretamente em nossa cidade a vacina da farmacêutica estadunidense Pfizer. Mas, diante do altruísmo desta instituição de saúde, Blumenau se elevou ao patamar das capitais estaduais e metrópoles, até então únicas indicadas primordialmente para ofertar o imunizante em decorrência das especificações de acondicionamento, e a nossa população pode também ter acesso a mais esta vacina”, destacou o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Michel Krambeck.
Atualmente, não há mais a exigência de armazenamento das doses da vacina da Pfizer a temperaturas tão baixas, mas o diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, destaca que a medicina de Blumenau é referência em diversas áreas, sendo a região uma força motriz da economia brasileira. “Nossas posturas confluem muito para o bem coletivo e a disponibilidade de armazenamento das vacinas NRA mensageiro, do tipo da Pfizer, no Centro de Imunizações do Hospital do Pulmão faz parte das nossas convicções sanitárias. Continuamos dispostos a ajudar no que for possível para que possamos vencer o avanço do Coronavírus”, afirmou.
Referência em Imunização
O Hospital do Pulmão, localizado em Blumenau (SC), é referência em imunização. Conta com modernas salas de vacina e uma ampla oferta de imunizantes. A estrutura conta com câmaras frias para temperaturas que possam armazenar qualquer tipo de vacina. “O armazenamento na temperatura adequada da vacina é fundamental para manter a eficácia e efetividade da mesma”, destaca Kreibich.
O médico ressalta que todas as salas de vacinas do Hospital do Pulmão estão organizadas de acordo com as normas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. “Garantindo a aplicação dos imunizantes conforme os padrões de conservação, armazenagem que inclui gerador de energia além de equipe qualificada para o manuseio correto”, explica.