O Blog

Dia da Imunização marca importância de manter vacinas em dia

Data celebrada em 9 de junho lembra das doenças que já foram erradicadas por conta da vacinação da população

Nesta quinta-feira, 9 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Imunização. A data foi criada pelo Ministério da Saúde (MS) para reforçar a importância da vacinação para o controle e a erradicação de doenças.

Considerando o atual momento mundial, quando se combate uma pandemia principalmente por meio da vacinação, o assunto está mais em alta do que nunca. No passado, doenças como poliomielite e varíola chegaram a ser erradicadas por conta da imunização.

Hoje, muitas doenças também são controladas com a vacinação. É importante explicar que as vacinas não têm apenas o objetivo de impedir que as pessoas sejam acometidas por alguma doença, mas, principalmente, evitar a morte e reduzir a potência dos sintomas. A erradicação – ou seja, quando a doença fica tão enfraquecida que é eliminada e pára de acometer as pessoas – é uma vantagem a mais.

É importante ressaltar que a conscientização da população é extremamente necessária para o sucesso dos programas de imunização e o controle das doenças. Quanto mais pessoas se vacinam, menos pessoas ficam doentes – e o contrário também é válido: quando a taxa de vacinação é baixa, mais pessoas ficam doentes e é mais difícil tratar, controlar e até mesmo eliminar qualquer tipo de enfermidade.

“Todas as vacinas que temos disponíveis à população atualmente, seja no sistema público ou no privado, passaram por testes e tiveram a sua segurança e eficácia comprovadas. Se hoje não precisamos tratar a poliomielite ou não registramos mortes por determinadas doenças, devemos isso aos programas de imunização então, sim, é muito importante que as pessoas fiquem atentas e respeitem o calendário vacinal e as campanhas sazonais de vacinação”, afirma o pneumologista e diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Mauro Sérgio Kreibich.

Calendário robusto

O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Brasil, criado em 1973, é um dos mais completos do mundo e oferece 45 tipos diferentes de imunobiológicos para a população, o que o torna exemplo para vários países do mundo. Um dos diferenciais do PNI brasileiro é a oferta de imunizantes para diversas faixas etárias – bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos – e camadas especiais da sociedade, como gestantes e povos indígenas.

Além das vacinas distribuídas pelo MS, é possível encontrar outros imunizantes disponíveis na rede particular de saúde. O Hospital dia do Pulmão, em Blumenau, oferece atualmente 16 vacinas (confira a relação abaixo) que podem complementar o esquema vacinal de qualquer pessoa. E caso alguém não saiba qual a sua “situação vacinal”, não há problema, pois o Hospital Dia do Pulmão disponibiliza no site da instituição um simulador vacinal: basta preencher a data de nascimento e o sexo biológico e o sistema vai apresentar quais são as vacinas que já deveriam ter sido tomadas e quais são as próximas vacinas. Ficou curioso: Basta clicar neste link e conferir!

Confira as vacinas disponíveis no Hospital Dia do Pulmão:

– Antigripal Tetravalente / Quadrivalente

– Dengue*

– DTPA-R (Difteria + Tétano + Coqueluche Acelular)

– Febre Amarela (Com Certificado Internacional)

– Febre Tifóide

– Hepatite A – adulto e infantil

– Herpes Zóster

– Hexavalente (Difteria + Tétano + Coqueluche Acelular + Hepatite B + Poliomielite Inativada + Haemophilus Influenzae tipo B)

– HPV Quadrivalente

– Meningocócica ACWY

– Meningocócica B

– Pentavalente (Difteria + Tétano + Coqueluche Acelular + Póliomielite Inativada + Haemóphilus Influenzae tipo B)

– Pneumocócica 13 (Pneumonia, Otite, Meningite e Sinusite)

– Rotavírus (Pentavalente)

– Tetravalente (Tétano, Difteria, Coqueluche(acelular), Poliomielite (inativo))

– Triviral (Sarampo + Caxumba + Rubéola)

*Disponível apenas com prescrição médica.

Sobre o Hospital do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.

Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.

No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos. Com a ocorrência da pandemia de Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e empresas. Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos.

Recentemente, a chegada de ultra-refrigeradores permitiu ao HDP disponibilizar para a Secretaria de Saúde de Blumenau um refrigerador, que integra sua unidade de imunização, para armazenamento das vacinas da Pfizer. Atualmente, não há mais necessidade deste armazenamento, mas o diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, destaca que “as nossas posturas confluem muito para o bem coletivo. A disponibilidade deste armazenamento faz parte das nossas convicções sanitárias e esta estrutura permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas”.

Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 39 anos.

COMPARTILHE