Acontece neste sábado (26/03), em frente ao Hospital Dia do Pulmão, a feirinha Fio da Vida. A ação é fruto de um projeto constituído pela parceria entre a Abraf (Associação Brasileira de Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas) e a pneumologista Marina Lima, médica do Hospital Dia do Pulmão e madrinha do projeto.
O projeto ainda é considerado um embrião, nasceu após a especialista ouvir pacientes com problemas pulmonares graves falarem o quanto o artesanato é importante na vida deles. “São pessoas com grandes restrições que dificultam a realização de atividades e tarefas do dia a dia, por conta disso, não conseguem trabalhar em empregos regulares. Devido a isso, esses pacientes sentem-se muitas vezes um peso por não conseguirem renda. No decorrer das consultas e conversas eu fui descobrindo que elas produzem, sim, são artistas, artesãos, e fazem peças belíssimas.”
Essa será a primeira feirinha promovida pelo projeto, onde pacientes artesãos de várias cidades como Blumenau, Santa Terezinha, Jaraguá do Sul, Laurentino, Piçarras, Vidal Ramos e Joinville irão expor seus produtos com objetivo de vendê-los para ajudar em seus tratamentos, mas também para compartilhar suas histórias de vida, seus talentos e incentivar outros pacientes a aumentar sua auto estima.
Rosemari Haak Tieges, coordenadora do projeto Fio da Vida, conta que a feirinha é uma segunda chance para os pacientes. “Cada artesão consideramos um fio de superação. Eles mostram que existe vida após um diagnóstico de uma doença grave que perdem a razão de viver. Existe vida após um diagnóstico de Hipertensão Pulmonar, de uma asma grave, uma bronquiectasia, uma fibrose pulmonar e tantas outras doenças que nos limitam fisicamente”.
Feirinha Fio da Vida
Dia: 26/03 (sábado)
Horário: 8h às 12h
Local: Em frente ao Hospital Dia do Pulmão
Instagram: @fiodavida_