O Blog

Novo Teste Rápido para o Diagnóstico da Dengue

O resultado fica pronto em 20 minutos e permite um tratamento mais rápido, seguro e eficaz.

O mosquito Aedes aegypti está gerando preocupação na população de Santa Catarina. O número de casos confirmados de dengue no estado catarinense chegou a 1.831 casos de dezembro de 2018 a outubro deste ano, representando um aumento de aumento 377%, em comparação com o mesmo período no último ano, de acordo com o último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica no Estado (DIVE).

Considerado um problema de saúde pública em todo o território brasileiro, o vírus causa sintomas como febre alta, enjoo, vômitos e dores no corpo, e em casos mais graves pode levar a morte. O médico pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Ricardo Albaneze, destaca que a doença tem cura, desde que seja diagnosticada com antecedência e receba o tratamento adequado. “O diagnóstico precoce é capaz de mudar o prognóstico do paciente, evitando o agravamento do quadro clínico, tratando a dengue de forma mais eficaz e menos invasiva. É o caso dos testes rápidos, que auxiliam permitindo exames mais rápidos, seguros e eficazes”, diz.

Teste rápido para o diagnóstico da dengue em Blumenau 

Em virtude desse aumento dos casos de dengue no estado catarinense nos últimos meses, o Hospital Dia do Pulmão procurou melhorar a rotina de diagnóstico dos casos em que a febre está presente nos pacientes. “Introduzimos o teste Panbio Dengue Duo da Allere que faz o diagnóstico mais preciso e rápido, em até 20 minutos”, comenta Albaneze.

A unidade já utiliza o método, oferecendo o teste rápido para a Influenza, BNP, faringite estreptocóccica, RSV e D-Dímero, registrados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “Os testes são realizados somente após a indicação médica. Devido a sua alta precisão e rapidez de diagnóstico, o teste diminui os custos e melhora a resolução dos casos”, explica Albaneze, médico responsável pela implantação do novo teste no hospital.

Como funciona? 

O médico explica que por meio de uma coleta de sangue é possível analisar a presença de anticorpos para a dengue e de partes do vírus no sangue do paciente. “Os pacientes que têm a dengue, frequentemente acabam procurando o Hospital Dia do Pulmão por terem febre e dores no corpo, mesmo não tendo sintomas respiratórios. Portanto, com este teste podemos dar uma informação de maneira mais precisa para o paciente que procura o nosso atendimento, já que a especificidade do teste é de mais de 95%”, conclui o pneumologista.

COMPARTILHE