O mês que celebra o Dia Internacional da Mulher e a importância da presença feminina de forma igualitária no mercado de trabalho e em diversos setores da vida é também o mês de alertar o público feminino sobre a importância da vacinação.
Existe um calendário de vacinação, especialmente para as mulheres, que propõe aplicações importantes para imunizações ao longo de toda vida. Confira:
• HPV Bivalente ou HPV Quadrivalente
As vacinas disponíveis contra o papilomavírus humano, uma doença sexualmente transmissível, podem ser bivalentes, que protegem contra dois tipos de HPV (16 e 18), ou quadrivalentes, que protegem contra quatro tipos de vírus (6, 11, 16 e 18). A primeira protege contra os vírus responsáveis pela maioria dos casos de câncer, já a segunda, além de proteger contra o câncer, previne também o surgimento de verrugas e outras manifestações da doença.
A vacina bivalente está disponível para meninas e mulheres entre 10 e 25 anos, já a quadrivalente, para meninas e mulheres entre 9 e 45 anos. Ambos os tipos requerem 3 doses intervaladas.
• Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba a Rubéola)
Essa vacina imuniza as crianças contra três doenças comuns da infância. A recomendação é que sejam tomadas duas doses intervaladas. A maioria das aplicações costuma ocorrer quando a criança tem entre um e dois anos de vida, mas, crianças mais velhas, adolescentes e adultas não vacinadas também devem tomar as doses.
• Hepatites A, B ou A e B
As infecções no fígado, também conhecidas como hepatites, podem ser prevenidas por meio de vacinação. Crianças entre um de 16 anos, adultas e idosas devem tomar de duas a três doses, o número varia conforme o tipo de vacina.
• Difteria, tétano e coqueluche
A vacina é indicada para a prevenção dessas três doenças em todas as faixas etárias, mas, em gestantes, ela é indispensável.
Na gravidez, ela deve ser tomada entre 27 e 36 semanas de gestação, mesmo que a mulher já tenha tomado esta vacina numa outra gravidez, ou outra dose anteriormente.
• Varicela (Catapora)
Esta vacina é indicada a crianças a partir de um ano de idade e também adolescentes e adultas não vacinadas e que ainda não tiveram catapora. São recomendadas duas doses. O intervalo entra as doses varia de 1 a 3 meses.
• Influenza (Gripe)
A vacina contra a gripe é indicada a todas as mulheres em uma dose única e anual.
• Febre Amarela
A vacinação contra a febre amarela é considera a forma mais eficaz de prevenir a doença. Mulheres adultas que nunca tomaram a vacina, após uma única dose não necessitam de reforço.
• Meningocócica B
A vacina contra Meningite do tipo B pode ser aplicada em adolescentes, adultas e idosas não vacinadas. São recomendadas duas doses.
• Meningocócica C Conjugada
O tipo C da Meningite é o que causa a doença na maioria das crianças até quatro anos. No primeiro ano de vida da criança são aplicadas três doses, e, no segundo ano, mais uma dose. A vacina pode ser indicada para adolescentes e mulheres.
• Meningicócica ACWY
Esta vacina protege contra quatro tipos de meningite, A, C, W e Y. Crianças, adolescentes e adultas podem receber as doses. Para crianças, a vacinação deve começar aos três meses de idade com três doses no primeiro ano de vida e reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. Para adolescentes que nunca receberam a vacina são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos. Para mulheres adultas a dose é única.
• Haemophilus influenzae tipo b – Hib
A vacina é recomendada contra doenças invasivas causadas por Haemophilus influenzae tipo B (meningite, epiglotite, septicemia, celulite, artrite, pneumonia) e é usada em adultos somente em situações especiais.
• Herpes-Zóster (a partir dos 50 anos)
Doença conhecida popularmente como “cobreiro”, tem sua causa no mesmo agente da varicela e atinge pessoas que já tiveram a catapora em algum momento da vida e ficaram com vírus adormecido no corpo. A vacina é recomendada a adultos a partir dos 50 anos de idade.
• Prevenar 13
Também é conhecida como pneumocócica conjugada, esta vacina ajuda a proteger contra 13 tipos diferentes da bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças como pneumonia, meningite ou otite média, por exemplo. Mulheres adultas recebem apenas uma dose da vacina quando indicada.
• Pneumocócica 23
Esta vacina é utilizada para prevenir infecções causadas pela bactéria S. pneumoniae, responsável por doenças como pneumonia, meningite e bacteremia/septicemia (infecção generalizada no sangue). A aplicação deve ser iniciada a partir dos dois anos de idade da criança. A vacina pode ser indicada para adolescentes e mulheres.
“Nosso objetivo é oferecer melhora na qualidade de vida da sociedade, nesse caso, das mulheres, por meio da prevenção de doenças infectocontagiosas através da vacinação. A vacinação é a principal estratégia para a prevenção de diversas doenças” alerta Tatiana Lunelli, gerente de enfermagem do Hospital Dia do Pulmão.
O Hospital Dia do Pulmão possui consultora de vacinas que realiza avaliação de situação vacinal e orientações quanto as vacinas indicadas especialmente a cada mulher.